top of page

HOMENAGEADO

 
José Luiz Fiorin (USP / GESUSP)

É licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), tem mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1983-1984) e na Universidade de Bucareste (1991-1992). Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Linguística na CAPES (1995-1999). Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros.

 

 

CONVIDADOS-CONFERENCISTAS

 
Elisabeth Brait (USP / PUC)

Elisabeth Brait, assinatura Beth Brait, é crítica, ensaísta, professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor associado aposentado da Universidade de São Paulo. Fez Graduação em Letras, doutorado em Linguística, Livre-Docência em Linguística na USP; pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/França. É pesquisadora nível 1 do CNPq; Assessora da CAPES, do CNPq e da FAPESP; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória. Atua nas áreas de Teoria e análise do texto e do discurso, Estudos Bakhtinianos, Análise dialógica do discurso, leitura e análise da verbo-visualidade e estudos literários.

 

Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF / SeDi)

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutorado em Semiótica na Universidade de Limoges, na França (2002-2003). É professora associada da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora 1-C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2010-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFF (1999-2002) e atua em Consultorias à CAPES, ao CNPq, FAPERJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Semiótica e Discurso - SeDi - http://www.sedi.uff.br/. Em semiótica, seus campos de atuação mais frequentes são a semiótica plástica e a semiótica sincrética.

 

João Batista Costa Gonçalves (UECE / POSLA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, ethos, gênero discursivo.

 

Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB / GESUSP)

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2005), e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é pós-doutoranda no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense.

 

Tércia Montenegro Lemos (UFC / SEMIOCE)

Tércia é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestra em Letras (2002) e doutora em Linguística (2008), também pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta desta instituição, junto ao Departamento de Letras Vernáculas, desde 2009. Escritora premiada, publicou vários livros de contos. É membro do grupo SEMIOCE e desenvolve pesquisa em semiótica plástica.

 

Jean Cristtus Portela (Unesp-Bauru / Gescom)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara, com estágio anual na Universidade de Limoges (França), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Unesp de Bauru (SP). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara (SP). Lidera o Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação (FAAC/Unesp), é membro-pesquisador dos Grupos CASA e GELE (FCLAr/Unesp) e consultor do LESIC - Laboratório de Estudos Semióticos das Interações de Cuidado (EEnf/UFRGS); e membro do corpo editorial dos periódicos Cadernos de Semiótica Aplicada, Estudos Semióticos e Texto Livre: Linguagem e Tecnologia.

 

Arnaldo Cortina (Unesp - Araraquara / CASA)

Doutor pela Universidade de São Paulo (1994), Pós-doutorado na Universidade de Limoges, na França (2001 2002), Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Pós-doutorado na Universidade Paris VIII - Vincennes - Saint-Denis, na França (2012). Atualmente é professor do Departamento de Lingüística, do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa e Diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , campus de Araraquara. Coordenador do GPS-UNESP Grupo de Pesquisa em Semiótica da UNESP e membro pesquisador do Grupo CASA Cadernos de Semiótica Aplicada. Desenvolve pesquisa na área de semiótica e análise do discurso, com enfoque específico na questão da leitura.

 

José Leite de Oliveira Junior (UFC / SEMIOCE)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. É docente da Universidade Federal do Ceará e membro do grupo SEMIOCE. Áreas de atuação: Semiótica, Literatura e Pintura. Publicou o livro O pictórico na poesia cabo-verdiana: dos Claridosos a Kiki Lima.

 

CONVIDADOS PARA ABERTURA

 

Maria Elias Soares (UFC / Fundadora do PPGL)

Maria Elias Soares é licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, e concluiu o bacharelado em Comunicação Social e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Obteve o doutorado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com a tese intitulada A constituição do discurso coeso: um estudo evolutivo da produção oral e escrita. Professora Associada 4, do Departamento de Letras Vernáculas (Centro de Humanidades) da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 1993, no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

 

Vládia Maria Cabral Borges (UFC / Diretora do Centro de Humanidades)

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: processamento de textos em inglês como língua estrangeira. Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2206); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. É professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 1994. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, pelo quadriênio 2011-2015.

 

Antônio Duarte Fernandes Távora (UFC / Chefe do DLV)

Doutor e Mestre em Linguística pela UFC de onde é professor no Departamento de Letras Vernáculas. Possui graduação em Letras Português Literatura pela UECE (2000). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Análise de gêneros e seus suportes.

 

ORGANIZADORES

 

José Américo Bezerra Saraiva (UFC / Coordenador do SEMIOCE)

Graduou-se em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Ceará, onde também concluiu os cursos de Mestrado e Doutorado em Linguística. Hoje é Professor Adjunto desta instituição de ensino, lecionando na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística. Tem experiência nas áreas de Linguística e Semiótica, com ênfase em Teorias Linguísticas, Semiótica Discursiva, Semiótica da Canção e Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: sujeito, identidade, discurso e interdiscurso. Coordena o Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE) e integra a comissão editorial das revistas Estudos Semióticos (FFLCH-USP), CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada (Unesp-Araraquara) e Entrepalavras (UFC).

 

Ricardo Lopes Leite (UFC / Coordenador do SEMIOCE)

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - SEMIOCE. Doutor e Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza. Áreas de interesse: Semiótica Discursiva, Teoria e Epistemologia Linguística e abordagens discursivas da metáfora.

bottom of page